(11) 99233-7620


O ciclo mensal de ovulação

Seu ciclo menstrual é irregular? O seu ciclo é extremamente longo ou curto? Problemas de ovulação como estes estão entre as mais comuns causas de infertilidade. Uma vez que você identifica qualquer problema em seu ciclo, o seu médico pode ajudá-la a resolvê-los – um passo importante no seu processo de planejamento familiar.

O ciclo: passo a passo

A ascensão e a queda do nível dos hormônios durante o mês é o que controla o ciclo menstrual. Os ciclos podem variar de 21 a 35 dias ou mais em mulheres adultas.

Dia 1: O seu ciclo menstrual começa no primeiro dia da menstruação.

O revestimento do útero é derramado por aproximadamente cinco dias. Ao mesmo tempo, vários folículos (sacos cheios de líquido dentro dos ovários que contêm óvulos) começam a amadurecer e desenvolver.

O hormônio FSH (que significa hormônio folículo-estimulante) desenvolve os óvulos.

O nível de estrogênio aumenta, fazendo com que o revestimento do útero se forme novamente.

Dia 14: Cerca de duas semanas no ciclo menstrual, seus níveis do hormônio LH ( hormônio luteinizante) sobem acentuadamente.

Dentro de 24 a 48 horas, o folículo mais maduro dos ovários explode e um óvulo é liberado. Algumas mulheres sentem uma pontada de dor em um dos ovários durante este período.

Seguindo o aumento de LH e da ovulação, os níveis de progesterona se elevam para preparar o revestimento do útero para o embrião.

Dia 15: O óvulo se transporta do ovário para a trompa de falópio.

Assim que o óvulo aninha-se no fim da trompa, ele pode entrar em contato com o espermatozóide. Se o espermatozóide penetrar o óvulo, a fertilização acontece.

Dia 20: O óvulo fertilizado continua sua jornada até o útero, onde ele pode ou não se implantar com sucesso no revestimento da parede uterina. Se o óvulo não foi fertilizado, ele simplesmente absorve.

Assim que o embrião se implanta, ele começa a produzir o hormônio hCG ( gonadotrofina coriônica humana), que ajuda a manter o revestimento do útero durante o processo de implantação.

Próximo do dia 28, os níveis de hCG estão altos o suficiente que um teste de gravidez pela urina poderá ser positivo.

Mantenha o balanço

Mantenha em mente que o ciclo é controlado por seus hormônios, e cada flutuação hormonal encaixa no próximo. É por isso que para que a concepção ocorra, é importantíssimo que cada hormônio funcione como esperado. Se qualquer coisa estiver fora do balanço, todo o processo é afetado. Felizmente, uma vez que qualquer problema na ovulação é identificado, existem vários passos que seu médico pode seguir para corrigir isso.

Fale com a gente!

(11) 3862-7555 (11) 99233-7620

Agendar consulta

Artigos Relacionados


É possível acontecer a gravidez ectópica na FIV?

Neste segundo vídeo da nossa série sobre as complicações da Fertilização in Vitro, a Dra. Nilka responde se durante...

FIV: É possível evitar a Síndrome do Hiperestímulo Ovariano?

É provável que você já tenha ouvido falar sobre a Síndrome do Hiperestímulo Ovariano. Mas, se ainda não sabe...

Como identificar a infertilidade

O que é a infertilidade? Saiba como identificar este problema

Agendar Consulta