O DUOSTIM na realidade se trata de dois estímulos ovarianos para obtenção de óvulos dentro do mesmo ciclo menstrual (consideramos um ciclo menstrual o período entre duas menstruações). Vocês devem estar se perguntando: “Mas, como isso é possível? Nós não ovulamos somente uma vez por ciclo, ao redor do 14º dia?” Sim, isso é verdade! “Então como é possível pegar óvulos duas vezes distintas no mesmo mês?”. Calma que vamos explicar melhor.
Habitualmente, quando realizamos uma fertilização in vitro, precisamos obter mais óvulos, por isso estimulamos os ovários com hormônios a partir do segundo dia da menstruação. O estímulo com os hormônios, até os óvulos ficarem maduros para serem coletados, demora entre 8 a 14 dias, e é controlado por exames ultrassonográficos realizados a cada 2 ou 3 dias. Os ultrassons nos indicam quando devemos realizar a chamada aspiração folicular.
Se a intenção for a preservação da fertilidade, o tratamento para por aí, ou seja, após a aspiração folicular, os óvulos obtidos são congelados e depois de mais ou menos 7 a 10 dias a mulher tem uma nova menstruação. Se caso a quantidade de óvulos obtida neste 1º ciclo for insuficiente, podemos iniciar uma nova estimulação ovariana, começando o estímulo no segundo dia deste novo ciclo menstrual (2º ciclo).

Mas algumas vezes necessitamos obter o maior número de óvulos no menor tempo possível como, por exemplo, quando a mulher precisa dar início a um tratamento quimioterápico, mas quer congelar os seus óvulos, visando preservar sua fertilidade, uma vez que a quimioterapia pode prejudicar a função do ovário. A quimioterapia não pode ter seu início postergado, tem que ser iniciada ao redor de 45 dias pós cirurgia.
Então não podemos perder tempo! Por esse motivo, começamos a tentar estimular os ovários em qualquer período do ciclo, ou seja, começamos a não esperar a mulher menstruar para iniciar o estímulo dos ovários, no segundo dia como era de costume. E não é que a coisa funcionou! Aprendemos então que os ovários respondem aos hormônios e produzem óvulos quando estimulados em qualquer período do ciclo menstrual!
Mas nem tudo é perfeito… Infelizmente, algumas mulheres, habitualmente pelo avançar da idade, produzem poucos óvulos a cada estímulo, que muitas vezes são em número insuficiente para oferecer uma chance adequada de gravidez futura, após o término do tratamento do câncer. Ficávamos em saia justa, pois como não podíamos atrasar a quimioterapia e tínhamos acabado de estimular os ovários e fazer a coleta dos óvulos, nos víamos sem solução, já que esperar mais 10 dias para a mulher menstruar e daí no outro ciclo iniciar outro estímulo que demoraria mais 8 a 14 dias, iria atrasar o tratamento do câncer que nesses momentos sempre são prioridade absoluta.
Hummm… Já que os ovários podiam ser estimulados em qualquer dia do ciclo e respondiam, por que esperar um novo ciclo para começar um novo estímulo? Será que estimular logo depois da aspiração folicular poderia dar certo? Foi aí que se tentou estimular os ovários 2 ou 3 dias imediatamente após a primeira coleta de óvulos. E mais uma vez deu certo!
Então, podemos estimular os ovários sequencialmente, após 2 ou 3 dias de uma aspiração folicular, sem a necessidade de esperar a mulher menstruar de novo, usando uma combinação específica de hormônios, que nos permite fazer isso. Portanto, 2 estímulos ovarianos sequenciais dentro de um mesmo ciclo menstrual, dentro de 30 dias! Ou seja: DUOSTIM!

A indicação principal do DUOSTIM é se conseguir uma maior quantidade de óvulos no menor tempo possível, ou seja, nos casos de preservação oncológica da fertilidade. Atualmente também é possível usar o DUOSTIM para as chamadas pobres respondedoras que estão buscando gravidez, mas aí existem outros prós e contras que vão ficar para o próximo post.
Espero ter sido útil! Se tiverem dúvidas, mandem suas questões por aqui! E boa sorte a todas vocês!
É provável que você já tenha ouvido falar sobre a Síndrome do Hiperestímulo Ovariano. Mas, se ainda não sabe...
O que é a infertilidade? Saiba como identificar este problema
Já ouviu falar neste produto? Confira o que temos a dizer sobre isso.