(11) 99233-7620


Fertilização in vitro com ICSI (Injeção Intracitoplasmática de Espermatozóides)

Em tudo se assemelha com a fertilização in vitro clássica, com exceção de que os espermatozoides não são colocados junto com os óvulos para que ocorra a fertilização espontânea, mas sim, estes são colocados dentro dos óvulos (um espermatozoide por óvulo), um a um , com auxílio de um equipamento conhecido como micromanipulador (fig 1 e 2). O biólogo pega um espermatozóide e o injeta diretamente dentro do óvulo (fig 3; filme 5) através de microagulhas (Fig 4). A fertilização então, ocorre de forma mecânica. A sequência evolutiva da FIV clássica e ICSI são iguais.

micromanipulador
Figura 1 – micromanipulador
Figura 2 –
Agulha pegando o espermatozoide
Figura 3-
Agulha injetando o espermatozoide dentro do óvulo
Figura 4 –
 Detalhe das agulhas

Quando é indicado?

Técnica habitualmente indicada no tratamento de casais em que o homem apresenta graves alterações no espermograma, quanto a concentração, motilidade e forma dos espermatozoides.
Também é a escolha obrigatória de fertilização quando vai ser realizada biópsia dos embriões. Isso se dá para evitar a presença de material genético de outros espermatozoides que ficam aderidos do lado de fora do óvulo, quando se realiza a fertilização in vitro clássica.

Agendar Consulta