(11) 99233-7620


Indução da ovulação

Nem todas as mulheres ovulam todo mês por apresentarem problemas hormonais como alterações da tireoide, ovários micropolicísticos, aumento dos hormônios masculinos entre outros.

Nestes casos, a primeira conduta é se diagnosticar o motivo exato pelo qual não está ocorrendo a ovulação, por meio de exames de sangue, dosagens hormonais, ultrassom transvaginal, abdominal e de tireoide. Se o problema for sistêmico como o hipotireoidismo, diabetes etc., tratamos a doença de base e a paciente volta a ovular mensalmente. Se o problema for diretamente dos ovários, restauramos os ciclos ovulatórios com os chamados indutores da ovulação como o citrato de clomifeno ou inibidor da aromatase realizando obrigatoriamente controle ultrassonográfico transvaginal para acompanhar a resposta ao medicamento.

Algumas mulheres não respondem a estes medicamentos mais simples, necessitando das chamadas gonadotrofinas, que são hormônios exógenos, semelhantes àqueles que produzimos, para que se obtenha um ciclo ovulatório.

Quando é indicado?

É indicado para casais em que a mulher tem dificuldade para ovular (mulher com ciclos irregulares e que fica mais de 40 dias sem menstruar), mas que possui tubas uterinas normais e o homem não apresenta alterações seminais.

Agendar Consulta